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Notícias na Santa Ifigênia

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Pesquisa prevê 46 milhões de TVs 3D até 2013

Uma nova pesquisa sugere que, em um período de apenas quatro anos, 46 milhões de TVs 3D estarão nos domicílios --empurrando o formato para a popularidade.

De acordo com o site Techradar, enquanto há muita discussão sobre o sucesso do formato nas casas, a agência norte-americana Giga OM acredita que o formato vingará em apenas quatro anos.

"Enquanto as vendas de TVs 3D serão pequenas em 2010, o volume de vendas vai começar a crescer rapidamente em um curto período de tempo", disse Alfred Poor, da Giga OM. "Esperamos que muitos escolham a 3D para seus shows favoritos e filmes".

A Sony e a Panasonic já disseram esperar que o formato seja um sucesso em residências --ambas as companhias estão investindo pesado na tecnologia, e vão lançar as primeiras TVs 3D já em 2010.

(Fonte: da Folha Online ) - 15/11/2009
Saiba como ter o reparo de seu produto tecnológico

Com a garantia em mãos, é hora de defender seus direitos. Existem prazos e regras bem claras para a atuação das assistências autorizadas das empresas, e é preciso ficar atento.

Antes de tudo, nunca é recomendado procurar uma assistência que não seja da rede de autorizadas do fabricante. Para isso, o contato pode ser feito por e-mail ou por telefone.

Feito isso, o consumidor deve levar seu produto ainda na garantia (acompanhado de sua nota fiscal) à assistência, que tem 30 dias para resolver o problema. "A maioria das reclamações que recebemos é sobre o descumprimento desse prazo", informa Márcia Christina Oliveira, do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo. "Nesses casos, a pessoa quer seu dinheiro de volta", explica.

Apesar das reclamações, as empresas consultadas pela Folha informaram prazos extremamente menores do que 30 dias para o conserto em suas assistências --as médias variaram de quatro a 20 dias para sanar o problema.

A Apple é uma exceção e diz não poder prever um tempo médio para a resposta ao seu consumidor, já que todas as peças de seus produtos são importadas. "O tempo de conserto dependerá da disponibilidade das peças no país", informou a assessoria da empresa.

Oliveira alerta que o usuário deve exigir uma ordem de serviço à assistência, antes de entregar seu produto. Caso o conserto demore mais que 30 dias, o consumidor pode pedir a substituição do produto ou ter seu valor reembolsado. Caso as duas opções sejam negadas, a melhor escolha para o usuário é procurar uma entidade de defesa do consumidor.

No caso de produtos trazidos de fora do país e com garantia internacional, o procedimento é basicamente o mesmo. Mas as empresas não descartam que o conserto pode demorar mais pela importação de peças. A Panasonic, por exemplo, promete manter o consumidor informado sobre cada passo.

Mesmo fora da garantia, a assistência que for consertar o produto também deve seguir regras. Antes que qualquer reparo ocorra, o consumidor deve receber um orçamento discriminando tudo o que será feito e o que pode acontecer com o produto depois do reparo. A proposta vale por dez dias e, se for aceita, deve ser oficializada por escrito.

"Muitas vezes o consumidor leva o aparelho para fazer o orçamento e, quando volta, o aparelho já foi consertado. Esse reparo pode sair de graça ao usuário", informa Oliveira.

Assunto delicado

Assistência técnica é assunto delicado para a maior parte das empresas e uma das razões para isso é que a maioria tem uma rede de assistências autorizadas, e não um segmento interno, próprio da empresa, responsável pelos reparos.

Apesar disso, elas dizem estar de olho. Nokia e Panasonic, por exemplo, afirmam ter uma política de acompanhamento do que acontece em sua rede. Já a HP informa que opta por fiscalizar sua rede no contato com o seu consumidor.

(Fonte: AMANDA DEMETRIO da Folha de S.Paulo ) - 15/11/2009
Setor tecnológico lança produtos estratégicos para aumentar vendas no Natal

As últimas novidades em livros eletrônicos, smartphones e aparelhos utilizados para "twittar"

fazem parte das estratégias do setor tecnológico para aumentar suas vendas com a chegada do

Natal, depois de duas campanhas desfavoráveis.

Não será uma tarefa fácil, contudo. Segundo a última enquete da organização Consumer Reports, 65%

dos americanos planejam gastar menos este ano em presentes, viagens e entretenimento.

No entanto, o estudo também mostra que os artigos eletrônicos sairão melhor parados que outras

opções e produtos como computadores portáteis, netbooks, celulares, videogames e sistemas GPS ao

menos manterão seu nível de vendas.

No Natal, o saco do Papai Noel possivelmente estará cheio de livros eletrônicos, um produto cada

vez mais popular e cujo preço caiu consideravelmente no último ano.

O Kindle, da Amazon, que começou a ser vendido internacionalmente no dia 19 de outubro, pode ser

encontrado agora nos Estados Unidos a partir de US$ 259, após a última redução de preço para

competir com o Nook da cadeia de livrarias Barnes&Noble.

Este último modelo, recém-chegado ao setor de livros eletrônicos, por enquanto está disponível

somente nos EUA e, ao contrário do Kindle, permite o download de livros em diferentes formatos e

tem uma tela colorida.

No entanto, quem prefere esperar pelas liquidações de janeiro pode sair ganhando.

O fabricante de chips californiano Marvell anunciou nesta segunda-feira uma aliança com a

companhia E Ink, especializada em sistemas de tinta eletrônica, para lançar uma nova tecnologia

que chegará ao mercado no início de 2010 e que permitirá reduzir o preço dos livros eletrônicos

até US$ 150.

Outros favoritos para o Natal de 2009 serão os netbooks, computadores portáteis de baixo custo, e

os últimos modelos de smartphones, como o Droid, da Motorola.

O Droid já é considerado pela imprensa norte-americana como o mais sério concorrente do iPhone

até o momento --mas a maioria dos consumidores europeus e latino-americanos terão que esperar,

porque o telefone só será vendido por enquanto em EUA, Alemanha, Itália e Argentina.

O smartphone da Motorola funciona com a plataforma Android, da Google, e a previsão é de que o

lançamento gere uma nova onda de aplicativos desenvolvidos por programadores independentes, como

os que transformaram o iPhone em um verdadeiro computador de bolso.

O telefone chega também com outras funções interessantes, como uma touchscreen, uma câmera de 5

Mpixels e o novo GPS do Google, que é gratuito.

Mas quem considera os últimos modelos de smatphones complicados demais e que fazem muitas coisas

ao mesmo tempo, --como afirmou nesta semana Martin Cooper, inventor do telefone celular--, podem

optar por aparelhos eletrônicos muito mais simples, como o TwitterPeek: um aparelho apresentado

nesta semana e que serve unicamente para twittar.

Fabricado pela firma Peek e com aspecto de BlackBerry, o aparelho permite que seus usuários

enviem e leiam mensagens no Twitter, o popular serviço de microblogs que já é um fenômeno de

massas nos EUA.

Vendido a US$ 99, o aparelho chega com duas opções de contrato: US$ 7,95 por mês ou um único

pagamento de US$ 199 que garante acesso ao sistema durante toda a vida do equipamento.

O TwitterPeek aproveita o sucesso do Twitter e seus mais de 23,5 milhões de visitantes mensais e

a companhia tenta agora crescer em países de idiomas diferentes do inglês. A interface já está

disponível em espanhol.

(Fonte: PAULA GIL da Efe, em San Francisco ) - 08/11/2009
Dell quer se diversificar para retomar mercado no mundo

A Dell não é mais a mesma e aposta no Brasil para retomar seu lugar na disputa com IBM, HP

(Hewlett-Packard) e outras concorrentes, que, nos últimos anos, diversificaram seus negócios

antes restritos à venda de computadores.

Enquanto a concorrência se transformou, a Dell manteve-se fiel a esse ramo e perdeu valor. Em

2005, ela valia cerca de US$ 100 bilhões, mais que HP e Apple juntas. Hoje, não passa de 30% das

duas companhias. Mesmo em mercados emergentes, com altas taxas de crescimento na venda de

computadores (desktops e notebooks), a Dell perdeu posição, como no Brasil.

Em visita ao país, seu presidente mundial, Michael Dell, mostrou ontem que está contrariando

todos os seus princípios para recuperar posição. Primeiro, anunciou que está diversificando os

negócios, pensando em fabricar dispositivos destinados à conexão (entre eles, um aparelho

celular). Além disso, disse que está aumentando os investimentos na área de soluções de

tecnologia para todo tipo de público.

O Brasil cumpre importante papel nesse processo de retomada. Nas previsões de Dell, depois de

EUA, Europa e China, o país deverá ser o maior mercado para a companhia. "Vejo uma economia forte

e em crescimento que deverá representar nosso quarto maior mercado até 2015."

Hoje, o Brasil é a oitava maior operação da Dell no mundo, e as estimativas da companhia

contrastam com a dos principais institutos de pesquisa, que colocam o Brasil na terceira posição

entre os maiores mercados de tecnologia já em 2010.

(Fonte: da Folha de S.Paulo ) - 08/11/2009
Tela se destaca em celular da Samsung com sistema do Google


O Samsung Galaxy (i7500) é um dos primeiros telefones celulares à venda no país com o Android, sistema operacional móvel do Google.

O aparelho deve interessar mais a quem é usuário frequente dos serviços da gigante das buscas. Preenchendo o seu nome de usuário e a sua senha no Google, sincronizam-se automaticamente no celular seus compromissos no Google Agenda, seus e-mails no Gmail e seus contatos no Google Talk.

Recursos imprescindíveis a smartphones modernos, como GPS e suporte a Wi-Fi e 3G (padrão de conexão móvel com velocidade de banda larga), estão todos presentes.

O armazenamento interno, de 8 Gbytes, pode ser expandido para mais 32 Gbytes por meio de cartões microSD.
Sensível ao toque, a tela do Galaxy tem brilho e contraste impressionantes. Com 3,2 polegadas, ela tem resolução de 320x480 pixels.

A resposta ao toque é boa, mas inferior à do iPhone, por exemplo. Os botões direcionais são uma boa adição, servindo como alternativa de navegação pelos menus do celular.

Diferentemente do que fizeram empresas como a Motorola e a HTC, a Samsung pouco personalizou a interface padrão do Android.

Um ponto fraco é o temperamental botão lateral para bloquear e desbloquear a tela. É preciso segurá-lo por alguns segundos para começar a operar a tela sensível ao toque, mas ele nem sempre funciona bem. No iPhone e no HTC Magic (outro celular com Android), o desbloqueio, feito por meio da própria tela sensível ao toque, é mais simples e eficiente.

O preço sugerido do Galaxy é de R$ 1.799.

Lite

Em novembro, a Samsung lançará o Galaxy Lite (i5700), versão mais barata e com menos recursos, com preço sugerido de R$ 999.

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Sobre o Portal da Santa Ifigênia

O Portal da Santa Ifigênia foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de eletro-eletrônicos.